quinta-feira, 7 de julho de 2011

Editorial - Ensaio Street Fashion

Acredito que os ensaios fotográficos que oferecem os maiores desafios são os realizados em locais públicos, principalmente em ruas movimentadas e locais com grande fluxo de pessoas. Mas como grandes desafios geralmente nos proporcionam ótimas recompensas, foi justamente este o tema escolhido para este editorial.


Decidimos fotografar nas ruas de Maringá, mas o resultado não deveria caracterizar a cidade. Não que Maringá tenha alguma coisa que deva ser escondida, muito pelo contrário, mas queríamos que o resultado do trabalho fosse o mais universal possível. Assim, o foco deveria ser na modelo a nas roupas e não na locação em si.


É impressionante como podemos encontrar pontos interessantes dando uma volta pela cidade. Uma vitrine, um muro ou outro local qualquer que antes não se prestava atenção por causa da correria do dia-a-dia se torna um excelente ponto para uma foto.


E o resultado final saiu como imaginei: um visual mais frio, algo entre outono e inverno, que pudesse transmitir uma sensação de "cold" sem ser desconfortável.



E como fotografamos em locações externas, uma boa parte do sucesso do projeto dependeu de sorte. Por mais que se acompanhe a previsão do tempo, é sempre difícil saber exatamente como estará na hora das fotos.



E sem dúvida levamos sorte, pois do dia seguinte em diante choveu uma semana inteira sem parar.





É muito importante visualizar o projeto concluído, as fotografias prontas e finalizadas. Caso contrário fica fácil se perder durante a sessão.


Ao mesmo tempo em que estamos engajados na produção de uma imagem, várias outras cenas se apresentam diante da câmera. A tentação em fugir do planejado é grande, mas se isso acontecer corremos o risco de terminar com um monte de fotografias que não dizem nada.


E quando se trabalha com uma equipe relativamente grande (fotógrafo, modelos, assistentes, maquiadores, produtores, clientes e etc.) o tempo que temos acaba sendo pouco para nos darmos ao luxo de fugirmos do roteiro.


Penso que é válido e necessário experimentar novas idéias e se temos a oportunidade de conseguir uma boa imagem que não estava planejada, por que não clicá-la? Muitas vezes as melhores fotos não estavam no roteiro e simplesmente aconteceram.


Mas é fundamental não se esquecer que ao final dia, estamos alí para entregar um trabalho concreto e com qualidade, dentro do prazo estipulado.
C'este la Vie! :-)


- Modelo: Débora Francischini - (44) 8803-3424 - d-ebyf@hotmail.com
- Produção e Organização: Priscila Rosolem: Produção Fashion - (44) 9920-8077 - producaofashion@hotmail.com
- Cabelo e Maquiagem: Alessandra Ferreira - (44) 9831-7334 - le_fardinho@hotmail.com
- Roupas e trajes: Blezz Boutique - R. Néo Alves Martins, 2671, Maringá/PR - (44) 3023-5501 - www.blogdablezz.blogspot.com

Pesquisar este blog

Arquivo do blog